Ouça agora na Rádio

Sobre a Rádio

História, Missão, Visão

Rádio Onda Nova FM 87,5 MHz

Rádio Comunitária é um tipo especial de emissora sonora em FM, sem fins lucrativos, exclusivamente educativos, culturais, e artísticos, com objetivo de propagar os valores de nossa comunidade, criada para proporcionar informação, cultura, entretenimento e lazer a pequenas comunidades.

 

Pensando num meio alternativo de comunicação no município de Relvado, um grupo de pessoas da comunidade articulou, durante muito tempo, a viabilidade e a possibilidade de criação de uma rádio comunitária. Este projeto, começou a ser concretizado em 14 de novembro de 2005 com a fundação da Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Relvado. Foram adquiridos alguns aparelhos que contaram com investimentos particulares dos próprios associados. Estes aparelhos, puderam pôr no ar, pela primeira vez, em 11de maio de 2009, o primeiro veículo de comunicação no município. A emissora recebeu o nome de Rádio Onda Nova e passou a operar na frequência 87.5 FM (frequência que a legislação concede a todas as rádios comunitárias).O objetivo é oferecer a comunidade conteúdos de cunho cultural, educativo e popular. O alcance da emissora abrange o município de Relvado/RS, num total de 3 mil pessoas aproximadamente. Em agosto de 2018 disponibilizou sua programação ao vivo para a Internet, o que elevou ainda mais o conceito da qualidade e do profissionalismo que a emissora vem conquistando junto à comunidade. Para ouvir a rádio pela Internet é só acessar o site http://ondanovafm.com.br/

 

A emissora se mantém no ar com a colaboração dos apoios culturais das empresas do município. A programação “comercial” dá destaque às pequenas empresas locais. Barateando em muito os custos da vinculação dos apoios culturais, a rádio possibilita o marketing de pequenos estabelecimentos de comércio e serviços. No entanto, ao lado dos pequenos apoiadores que encontram na emissora uma oportunidade de verem seu serviço vinculado na mídia. Não diferencia ou discrimina nenhuma organização, independentemente de seu percentual de apoio ou importância social.

 

A Rádio Comunitária tem uma história que se destaca por sua extrema proximidade com a comunidade em que está inserida. Desde a fundação sua maior preocupação sempre foi valorizar todos os eventos e iniciativas que envolvem a comunidade do município, independentemente da amplitude do acontecimento. Esta valorização deu à rádio importância, credibilidade e transparência junto ao povo. A maior preocupação é dar ênfase aos aspectos sociais e informativos do evento em questão.

 

Programação:

Transmissão de todas as sessões da Câmara de Vereadores do município, possibilitando à comunidade acompanhar seus representantes no Legislativo sem precisar se deslocar ao local das sessões.

Programa da Igreja católica e missa

Programa da Igreja Pentecostal  

EMATER/ASCAR-RS

Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Tradição Gaúcha

Programa Italiano - Bigolin

 

O ouvinte tem um espaço especial na programação. A rádio abre espaço para a participação de ouvintes de forma indireta ou direta pelo telefone. A programação musical recebe contribuições constantes. Em muitos momentos há o sorteio de brindes e promoções, que conta com uma maciça participação. Todos os que ligam para a emissora têm seus nomes divulgados na programação, o que dá credibilidade aos sorteios dos brindes. As pessoas participam pedindo músicas, mandando abraços e/ou homenagens. No programa, toda a sequência musical é escolhida pelos ouvintes, tamanha é a alegria da comunidade em poder participar e ser atendida.